top of page

EIXOS TEMÁTICOS

1. Gênero, discurso e interação ​

Este eixo contempla estudos sobre a construção de sentidos do texto em diversas abordagens, como Análise do Discurso, Linguística Textual, Linguística Aplicada, Análise de Gêneros e Linguística Cognitiva. São especialmente temas de interesse a leitura e a produção textual, os gêneros textuais/discursivos, a articulação do texto, os processos de referenciação, a metáfora, a mesclagem conceptual, entre outros, com ou sem aplicação ao ensino, em contextos de diversidade e inclusão sociais.

Este eixo busca reunir resultados de pesquisas, concluídas ou em andamento, que abordem a variação linguística no português e suas implicações no ensino de gramática. Os trabalhos devem versar sobre fenômenos de variação em qualquer componente gramatical, podendo tratar de uma única variedade do português ou de um estudo contrastivo entre variedades, sempre em perspectiva científica, ou seja, sem supervalorizar uma norma em detrimento de outra(s). Também são aceitos relatos de experiências pedagógicas que envolvam a relação entre variedades prestigiadas e estigmatizadas no ensino de gramática, de modo a questionar as bases da discriminação linguística e promover a inclusão social.

A proposta deste eixo é tratar de reflexões teóricas e experiências professorais sobre o processo ensino-aprendizagem de segunda língua, sob diferentes perspectivas. Serão aceitos trabalhos com base tanto em pesquisas acadêmicas quanto em contextos de aulas que revelem, contudo, a relação entre teoria linguística e prática docente, principalmente em espaços em que a diversidade e a inclusão sociais se manifestam e constituem um desafio aos docentes.

Este eixo temático contempla reflexões sobre o trabalho com o texto literário em contextos de ensino diversos e inclusivos. Os trabalhos a ele endereçados devem abordar o ensino de literatura e os assuntos e problemas por ele implicados, como, por exemplo e dentre outros, formação do leitor de literatura, leitura e processos de mediação do texto literário em sala de aula, parâmetros curriculares, metodologias de ensino, materiais didáticos, literatura infantojuvenil e “literatura marginal”, constituída por textos que se situam fora do cânone literário estabelecido, quer por sua produção independente, quer pelos temas abordados, quer ainda pela forma como estes são veiculados, o que representa um caminho para a inclusão e a diversidade em sala de aula.

2. Gramática, variação e ensino
3. Ensino e aprendizagem de L2
4. Ensino do texto literário 
COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Dra. Ângela Marina Bravin dos Santos 

Profa. Dra. Fabiane M. V. R. T. R. do Nascimento

Prof. Dr. Gilson Costa Freire 

Profa. Dra. Marli Hermenegilda Pereira

Profa. Dra. Rívia Silveira Fonseca

Profa. Dra. Roza Maria Palomanes Ribeiro 

Prof. Dr. Wagner Alexandre dos Santos Costa 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Disponível em breve 

CONECTE-SE

Instagram:
 

image.png
bottom of page